(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

5 dicas de decoração para espaços pequenos

Saiba como fazer a decoração de espaços pequenos! (Foto: Reprodução)
Saiba como fazer a decoração de espaços pequenos! (Foto: Reprodução)

Decorar um espaço costuma exigir muito esforço e criatividade de quem decora. Em suma, apesar de parecer contraditório, organizar um espaço pequeno muitas vezes torna-se uma tarefa extremamente complexa. Isso porque, em um ambiente pequeno, os móveis e itens decorativos acabam disputando pelo pouco espaço.

Moradores de apartamentos ou casas compactas sofrem ainda mais com essa condição, principalmente em espaços funcionais como o da cozinha, que exige soluções inteligentes para atividades como cozinhar.

Apesar das dificuldades, existem umas infinidades de possibilidades e soluções que podem transformar sua cozinha em um espaço inteligente, bonito e confortável.

1.      Abuse dos espaços verticais

Utilizar as paredes como solução prática e inteligente em cozinha pequena costuma ser extremamente efetivo. Na cozinha, especialmente, o fogão e a pia costumam ocupar um espaço que acabam fazendo falta. Por isso, o uso de prateleiras e carrinhos encaixados em vão livres podem ajudar a liberar espaço e organizar talheres, temperos etc.

Utilizar suportes internos e externos para panelas e porta-talheres também pode contribuir para um ambiente mais esteticamente organizado.

Em suma, além da cozinha, na sala alguns móveis também podem ser adaptados em espaços verticais, como televisores.

2.      Móveis na medida

Mesas finas e candeeiros de parede devem ser a prioridade para quem tem a sala pequena, mas deseja deixa-la organizada e confortável. Além disso, sofá-cama torna-se vantajoso por ser estreito e possuir uma cama extra. Se você for perfeccionista, é possível recorrer à móveis feitos à medida. Assim, as estruturas ocuparam o espaço adequado na medida expectada.

3.      Paleta de cores

Além de utilizar móveis pequenos, a paleta de cor selecionada para trazer vida ao ambiente também pode contribuir com uma áurea que dá a impressão de mais ou menos espaço. Por isso, tons claros de verde, azul, cinza, violetas — ou até mesmo cores mais neutras  — devem ser a prioridade na hora da escolha. Em síntese, tais paletas exprimem um sentimento de conforto, além de promoverem a claridade e amplitude local.

4.      Iluminação

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Uma iluminação bem planejada faz toda a diferença, ainda que o espaço seja pequeno. Assim, após planejar o local de cada móvel, é necessário analisar a distribuição da iluminação, pois, ao fim, esse requisito faz toda a diferença. Assim, o decorador tem a opção de favorecer o que deseja ser iluminado ao mesmo tempo em que pode desfavorecer espaços que não precisam ser realçados.

Na cozinha, a iluminação tem grande influência na funcionalidade do espaço, pois as atividades exercidas lá exigem atenção plena. Por isso, as lâmpadas selecionadas devem possuir luz branca capaz de iluminar todo o cômodo. Para isso, luminárias pendentes podem ser posicionadas sobre a bancada e espaço de preparo dos alimentos.

Outro fator relacionado à iluminação que pode favorecer espaços pequenos é o uso da luz natural. Assim, se possível, insira uma janela com vista para a rua, a luz natural transformará a cômoda pequena em um ambiente mais leve, além de transmitir a sensação de maior dimensão.

Além disso, o uso de espelhos e móveis vidrados, como mesas de vidros, auxiliam na promoção de uma impressão de leveza e amplitude na decoração.

5.      Mesa de jantar

Em suma, a maioria dos lares brasileiros não possuem espaços destinados exclusivamente a serem a sala de jantar. Assim, comumente, a mesa de jantar costuma ficar instalada dentro da cozinha. Em um espaço pequeno, no entanto, a mesa precisa ficar em um espaço que não prejudique a circulação. Nesse sentido, para isso, é possível encostar uma das pontas da mesa na parede e, se preciso acomodar algum outro lugar, basta arrastar a mesa.

Cozinha americana pode também ser um ótimo modelo para cozinhas pequenas. Assim, haverá uma peça multiúso, possibilitando o preparo de refeições c om bancos altos na bancada principal.

 

Veja mais dicas de decorações!