Como aplicativos podem ajudar na sua nutrição esportiva. (Foto: Reprodução)
Como aplicativos podem ajudar na sua nutrição esportiva. (Foto: Reprodução)

Nutrição esportiva: estratégias alimentares para otimizar o desempenho

Como aplicativos podem ajudar na sua nutrição esportiva. (Foto: Reprodução)
Como aplicativos podem ajudar na sua nutrição esportiva. (Foto: Reprodução)

Ter uma vida saudável e ativa não é fácil. Em suma, exige muita performance, muito esforço, dedicação e disciplina. Se por um lado é difícil manter essas qualidades, muitas vezes apenas o esporte não é suficiente para se atingir a meta desejada, seja uma melhor performance física, mais músculos ou por questões de saúde. Para se obter o máximo potencial dessa atividade, é necessário estar com uma dieta completamente alinhada.

Sem a alimentação e absorção dos nutrientes adequados, o seu organismo pode acabar perdendo massas e nutrientes. Por isso, de modo geral, o consumo de alguns minerais, vitaminas, lipídios, proteínas, carboidratos e minerais são essenciais para o bom funcionamento e desenvolvimento do organismo.

Nutrição esportiva: Por que ter uma dieta balanceada?

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Praticar atividade física regularmente gera um maior gasto calórico diário. Devido a isso, há uma necessidade de uma maior demanda das suas necessidades energéticas para evitar problemas de saúde, manter e aprimorar o seu desempenho.

Assim, vale a pena ressaltar para a importância do acompanhamento de um profissional. Se a alimentação é um dos pilares para um bom desempenho, performance e recuperação, e se existem uma série de estratégias de práticas e frequências esportivas, logo, a nutrição esportiva deve ser ajustada individualmente.

Mas como já dito, de modo geral, existem algumas recomendações que devem ser seguidas por quase todos os atletas:

Carboidratos

O carboidrato (CHO) é considerado essencial para quem pratica alguma atividade física com regularidade. Isso se dá devido ao fato dele ser um dos nutrientes que contribui para a geração de energia, auxiliando no desempenho da atuação e realimentando suas reservas energéticas.

Assim, como uma atividade física impacta diretamente no estoque e varia de acordo à intensidade, duração e frequência dos treinos, se por um acaso essas reservas chegarem a um ponto crítico, poderá ocorrer prejuízo no desempenho e aumento da chance de fadiga (os CHOs são armazenados como glicogênio muscular e hepático).

Proteínas

As proteínas, em suma, são responsáveis pela preservação, reparação e ganho da massa muscular. Por atividades esportivas envolverem um aumento significativo do metabolismo do corpo durante o treino, a presença das proteínas se tornam essencial na aprimorarão do desempenho.

Além disso, as proteínas são responsáveis pela formação e reparação dos tecidos, proporcionando os resultados que são vistos após a persistência no treinamento físico. Sobre o consumo, o recomendado é que atletas treinados consumam de 1,1 a 2g/kg. Se for sedentário, por outro lado, o recomendado é o consumo de 0,8 g/kg, e 1g/kg para pessoas que façam treinamento mínimo.

Lipídios

Os lipídios, chamados de gorduras, são também substratos energéticos, só que na forma de ácidos graxos livres. Suas funcionalidades são as mais diversas nos processos fisiológicos. Síntese de hormônio e absorção de vitaminas lipossolúveis são algumas das suas principais funções.

Desse modo, assim como os seus anteriores, os lipídios devem ter sua recomendação nutritiva ajustada e alinhada à finalidade, estratégia e nível de treinamento.

Vitaminas e minerais

As vitaminas e minerais têm participação no metabolismo, manutenção da saúde óssea, reajuste do sistema imune, síntese de hemoglobina, transporte de oxigênio, sintetiza e repara músculos após esforço físico, protege contra estresse oxidativo.

A deficiência de algumas dessas vitaminas pode resultar em um quadro de anemia, implicando o desempenho durante a atividade física. Outro fator extremamente importante relacionado ao consumo de vitaminas e academia se dá no combate ao estresse oxidativo gerado pelo exercício físico. Nesse sentido, vitaminas C e E, o zinco, o selênio e os flavonoides são alguns dos micronutrientes que contribuem nessa atividade.

Água

A água é um mineral extremamente importante para a existência da grande parte dos seres vivos conhecidos. Assim, desempenha também função essencial durante a prática de exercícios físicos, que vai desde o controle de temperatura ao controle de nutrientes e regulagem de sangue no corpo.

Por isso, beba bastante água antes, durante e após suas atividades físicas.

Gostou desse artigo? Conheça outros aplicativos que podem lhe ajudar a ter um dia mais produtivo!